sábado, 17 de dezembro de 2011

O futuro do Linux.

Após completar 20 anos de vida, qual é o futuro do maior sistema operacional livre do mundo?

     Nascido há exatos 20 anos, o Linux está passando nos últimos tempos por sua maior transformação. Criado por Linus Torvalds, inspirado em seu interesse no Minix, o maior sistema operacional livre do planeta vem mudando o seu foco, passando a entrar de forma incisiva no mundo dos tablets e portáteis. Esse processo começou a ser percebido de forma clara com o surgimento do Ubuntu 11.04 e sua interface gráfica Unity, claramente focada nos dispositivos portáteis.

     Apesar dos protestos iniciais, principalmente por parte dos usuários mais antigos, acostumados a tradicional interface Gnome 2, esse é o caminho natural. O mercado de PC's sofre atualmente com a concorrência dos tablets e portáteis e não há nada que indique que tal fato deixe de ser observado no futuro, muito pelo contrário, o que se espera é uma queda ainda maior no mercado de PC's e um incremento substancial no número de usuários de tablets e portáteis. O sucesso estrondoso experimentado atualmente pelo Android, S.O. baseado no kernel Linux, só vem a corroborar com esse fato.

     Algumas tentativas vêm sendo tomadas pelas tradicionais fabricantes de processadores como forma de reverter ou ao menos adiar esse processo. Entre elas podemos destacar o lançamento do Ultrabook, dispositivo que busca unir as principais qualidades encontradas nos PC's aquelas encontradas nos tablets e portáteis. No curto prazo tais medidas podem até chegar a ter um efeito positivo, porém no médio e longo prazo a tendência verificada atualmente deve prevalecer. As outras distros Linux já perceberam esse fato e, com raríssimas exceções, todas elas já mudaram o foco rumo ao Gnome -shell e Unity.

     Outro belo ambiente gráfico que também vem traçando seu caminho rumo aos portáteis é o KDE, conforme comentado em nosso post de 16.12.2011.

     Será que o Linux seguirá trilhando seu caminho de sucesso conseguindo neste novo mundo igualar, ou ao menos se aproximar, do que já detem no mercado de servidores? Se os desenvolvedores Linux continuarem com seu belo trabalho, focados nesse objetivo, as perspectivas de sucesso são muito boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário