terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Um PC e smartphone ao mesmo tempo: Ubuntu rodará lado a lado com o Android.



Quando a Canonical anunciou que desejava ter 200 milhões de usuários do Ubuntu em 2015, a notícia manteve muita gente numa posição bastante cética, seria uma meta difícil de cumprir. Mas aos poucos novos planos para o Ubuntu foram sendo adicionados, indo além dos desktops. Depois do Ubuntu TV e do anúncio de hoje essa meta poderá ficar bem mais fácil de ser atingida, já que nos desktops mesmo o Linux continua devagar, sendo um sistema nicho.

Mark Shuttleworth anunciou o Ubuntu para smartphones Android: o Ubuntu completo como conheçemos, compilado para ARM, com basicamente os mesmos recursos da versão desktop - façanha que poucos sistemas para usuários finais conseguem

A ideia é manter um mesmo dispositivo como um celular e computador. Os smartphones de hoje estão muito poderosos, superando ou sendo comparáveis em poder de processamento aos PCs para ussos comuns - navegação na web, edição básica de vídeo, criação e edição de documentos e arquivos diversos, etc. Ao usar o smartphone como já se usa o sistema dominante seria o Android, exatamente como hoje. Mas ao conectá-lo a um monitor e teclado tudo muda: entra em cena o ambiente completo do Ubuntu.

A parte técnica deve ter dado muito trabalho, mas não intimidou em nenhum momento os desenvolvedores da Canonical. No modo desktop o Ubuntu e Android rodarão lado a lado, compartilhando o mesmo Kernel Linux e as mesmas ferramentas de acesso ao hardware. Seria como um sistema com duas interfaces, uma num desktop e a outra na telinha do telefone.
         
O nível de integração é extremo: as fotos da câmera poderão ser exploradas no gerenciador de arquivos do Ubuntu, o acesso ao sistema de arquivos também é compartilhado, e tudo mais o que se poderia imaginar. Mensagens e ligações poderão ser atendidas mesmo no modo desktop:



Entre os aplicativos padrões são esperados Chromium, Google Calendar, Google Docs, thunderbird, Gwibber, VLC, PiTiVi, Ubuntu Music Player, Ubuntu Photo Gallery e um discador do Android.

Entre os requisitos de hardware não há nada assustador: mesmo modelos high-end atuais poderiam rodar o sistema:


  • Processador dual-core de 1 GHz (melhor ainda com quad-core, algo que dominará o futuro...)
  • Aceleração de vídeo usando um driver compartilhado com o X; suporte a OpenGL, ES/EGL
  • 2 GB de espaço interno para o sistema
  • Saída de vídeo/áudio HDMI
  • Modo host USB
  • 512 MB de RAM

Apesar dos requisitos comuns ao que temos atualmente, não será fácil rodar o Ubuntu nos Androids em uso. A parte de integração depende da colaboração dos fabricantes, algo que a Canonical está indo atrás. nenhuma parceria foi divulgada ainda, mas parece que há algo em andamento.

Mais detalhes serão revelados na próxima semana em Barcelona, durante o Mobile World Congress. A página do sistema apresenta todos os sonhos possíveis para o mesmo, e tudo indica que falta pouco para vermos algo assim no mercado. Essa outra lista os recursos com mais detalhes.



Fonte:
http://www.hardware.com.br/noticias/2012-02/ubuntu-android-2.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário