quarta-feira, 28 de março de 2012

Grupo de consumidores conseguiu portar o Android Ice Cream Sandwich para o Nokia N9.







Alguns especialistas apontam o Nokia N9 como o melhor smartphone que jamais fará o sucesso esperado. O motivo é simples: ele usa o sistema operacional móvel MeeGo, que foi meio que abandonado e atualmente não se comporta como um ecossistema de verdade. Pensando em colocar uma plataforma mais moderna neste bom aparelho, um grupo de consumidores conseguiu portar o Android para o dispositivo.

O port do Android utiliza a versão mais atual do sistema, o Ice Cream Sandwich - o que certamente deixará muitos donos de aparelhos antigos com Android nativo com alguma inveja. Justo o N9, concebido para outra plataforma, parece rodar muito bem o Android em vez do MeeGo.

Em um vídeo publicado na internet dá para ver o Ice Cream Sandwich em um Nokia N9. Até a loja Google Play funciona, dando a entender que a instalação de aplicativos para a plataforma funciona normalmente. Fazer chamadas, também, não há nenhum tipo de dificuldade.






Apresentado em junho de 2011, o N9 tem hardware parrudo: CPU Cortex A8 de 1 GHz combinado com 1 GB de RAM. Pode não ser o topo de linha do mercado atualmente, mas ele continua atendendo um público ávido por um bom aparelho de uma marca respeitada.

Com a modificação, o N9 é capaz de dar boot tanto pelo MeeGo como pelo Android. O dono do aparelho escolhe o sistema durante a inicialização. É necessário dizer, no entanto, que o port - chamado de NITDroid - ainda se encontra em estado alpha de desenvolvimento. Quer dizer que muita coisa pode mudar quando (e se) ele chegar a uma versão final amplamente disponível.



Fonte:
http://www.techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário