quarta-feira, 21 de março de 2012

Seagate trabalha em tecnologia para HDs de até 60 TB.






A Seagate vem desenvolvendo um trabalho para aumentar radicalmente a densidade dos discos rígidos atuais. A curto prazo a tecnologia permite dobrar a capacidade dos discos, e a médio-longo poderíamos ter HDs magnéticos de até 60 TB. 

A tecnologia atual deve encontrar seu limite de 1 terabit por polegada quadrada nos próximos anos. O método Perpendicular Magnetic Recording (PMR) está em uso desde 2005/2006, ano em que substituiu a antiga gravação longitudinal. Esta, por sua vez, era a mais antiga tecnologia dos HDs magnéticos, em uso desde 1956.

Com o recente aumento no uso de dados, incluindo em servidores - computação em nuvem, redes sociais, buscadores, etc - algo precisa ser feito para romper a barreira dos 1 terabit por polegada quadrada. Mesmo em desktops e computadores para armazenamento de mídia doméstica os HDs atuais parecem pequenos com pouco tempo de uso. Com vídeos full HD que muitas câmeras compactas produzem não demora muito para atingir 1 ou 2 TB de dados. Quando o formato 4k se popularizar então...

A nova pesquisa da Seagate chega nesse ponto. Chamada HAMR, "heat-assisted magnetic recording", a tecnologia usa uma espécie de laser para aquecer a superfície magnética do disco. Com isso o ambiente de gravação fica mais estável, possibilitando gravar com segurança mais bits na mesma área.

A princípio a capacidade dos discos pode dobrar. Isso permitiria ter HDs para desktops de 6 TB e para notebooks de 2 TB. Com a escalabilidade da tecnologia a Seagate espera ser capaz de produzir discos com até 10 terabits por polegada quadrada, possibilitando a criação de HDs de 3,5 polegadas com 60 TB, e os de 2,5" com cerca de 20 TB. Perto do padrão atual é um número surpreendente. E animador, já que os discos de estado sólido não parecem tão promissores.


Fonte:
http://www.hardware.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário