sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cientistas criam a primeira rede quântica.







Cientistas do Instituto de Óptica Quântica Max Planck projetaram a primeira rede quântica. Apesar da simplicidade do sistema, o qual consiste de apenas dois átomos entrelaçados que se comunicam utilizando fótons individuais, esse é um grande passo para o futuro da computação. 

À medida que os computadores tradicionais, fabricados com base no silício, avançam, vão se aproximando cada vez mais de seu limite físico, além do qual eles não serão mais capazes de avançar. Este é um grande problema não só para a ciência mas para as indústrias que dependem de uma demanda constante por máquinas mais rápidas e mais poderosas. A resposta para este problema, segundo muitos cientistas e pesquisadores, é a computação quântica. 

O desenvolvimento de uma rede quântica é o fruto de anos de trabalho, liderado pelo Professor Gerhard Rempe. Muitos obstáculos complexos tiveram que ser superados até a equipe conseguir o "controle perfeito" sobre todos os componentes do sistema, o qual funciona usando átomos individuais como nós, transmitindo e recebendo informações através de fótons individuais como pacotes de dados. 

O uso da rede pode não parecer tão impressionante: dois laboratórios, separados por uma distância de sessenta metros, estavam conectados por um cabo de fibra ótica. Mas o professor Rempe afirmou: "Essa abordagem de rede quântica é particularmente promissora porque fornece uma perspectiva clara para a escalabilidade." Assim, os exercícios de laboratório tinham simplesmente o objetivo de testar o conceito, enquanto o dimensionamento do sistema para ser usado em fins mais práticos pode vir a ocorrer no futuro. 

A rede quântica tem vantagens sobre uma rede baseada na tecnologia clássica, especialmente quanto a sua taxa de transferência. A mesma propriedade que dá aos computadores quânticos seu incrível poder também dá à rede um grande velocidade de transferência. De fato o grande potencial desta tecnologia promete revolucionar o mundo da informática.




Fonte:
http://vr-zone.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário