sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conheça os novos recursos do Ubuntu 12.04 LTS.






Neste artigo iremos mostrar as principais novidades e recursos presente no novo Ubuntu 12.04 LTS. Desejamos a todos uma ótima leitura. 


O Ubuntu 12.04 LTS, codinome "Precise Pangolin", é a última versão da popular distro Linux da Canonical. Com um ciclo semestral de lançamentos, o Ubuntu é organizado de modo que a cada dois anos uma versão seja rotulada como LTS (Long Term Support), e a 12.04 é a mais recente delas. Versões LTS historicamente tinham suporte de três anos para os desktops e cinco anos para os servidores, mas com o Precise Pangolin houve uma mudança para cinco anos de suporte nas duas edições


O caráter de uma versão LTS implica em foco na estabilidade e elegância, já que tem suporte do desenvolvedor por um longo tempo. Com os cinco anos de suporte planejado para esta versão desktop, a comunidade de desenvolvedores do Ubuntu têm uma grande tarefa a cumprir, e isso se reflete nas mudanças que foram incluídas nesta nova versão. Os novos recursos preocupam-se em entregar uma interface de usuário limpa e em tornar as tecnologias subjacentes mais estáveis. 




Abaixo você encontra um slideshow do Ubuntu 12.04:




Um instalador bem familiar


Ao instalar o Ubuntu, não encontramos grandes mudanças. O Ubuntu 12.04 LTS vem nos formatos tradicionais, ou seja, uma versão Live CD e outra em DVD. Ambas são oferecidas em imagens híbridas, que podem ser tanto gravadas num CD quanto copiada para um pendrive, utilizando, para isso, o comando dd no Linux ou um aplicativo gráfico como o popular UNetBootin (que também funciona no Windows e Mac OS X).

O instalador do Ubuntu 12.04 LTS.


O Ubuntu usa o seu próprio instalador chamado Ubiquity, o qual será bastante familiar para quem já instalou o Ubuntu antes. Este aplicativo faz algumas perguntas ao usuário sobre a configuração do sistema e método de instalação desejado e, em seguida, começa a instalação do sistema. Depois disso o usuário preenche informações adicionais como fuso horário, nome de usuário e senha. Um novo recurso foi adicionado ao instalador e está presente no final do processo de instalaçãoo aplicativo agora mostra tweets de várias fontes do Ubuntu numa tela que também direciona os usuários para os recursos adicionais, sobre os quais eles podem precisar de ajuda ao utilizar a distribuição.


Melhorias do Unity


O tradicional desktop Unity tem recebido melhorias significativas, as quais resultaram num melhor desempenho do sistema. Além disso, testes iniciais com a versão beta do Ubuntu 12.04 LTS têm demonstrado que ele também é muito mais estável do que a versão anterior.






Os efeitos visuais agora são bem rápidos, mesmo em sistemas com placas gráficas de menor potência. Para melhorar a usabilidade na utilização multi-monitor, o lançador do Unity agora pode ser configurado para ficar sempre visível. A aparência das caixas de notificação também foi melhoradaMuito parecido ao que ocorre com o Dash, as notificações agora adaptam a sua cor de fundo com base no wallpaper utilizado pelo usuárioAo utilizar a cor predominante do papel de parede atual as notificações ficam visualmente mais atraentes. Além disso, misturam-se bem melhor com a aparência geral da área de trabalho.


O menu do Dash recebeu duas novas "Lenses", filtros de busca personalizados que ficam disponíveis quando os usuários clicam no grande logo do Ubuntu, no topo do lançador. A "Home Lens" mostra aplicativos e arquivos usados ​​recentemente, enquanto que a "Video Lens" permite aos usuários pesquisar arquivos de vídeo em seu desktop e até mesmo na web. O recurso de pesquisa na web liga-se a fontes de pesquisa tais como o YouTube, Vimeo e Bing Vídeo, além de conversas gravadas de "TED conferences". Ele também oferece serviços de vídeo locais, dependendo da localização do usuário. Clicando sobre certas escolhas a partir da web, o navegador padrão, geralmente o Firefox, começa a reproduzir o vídeo selecionado.


O lançador também ganhou um novo recurso chamado "quicklists". Com ele, ao clicarmos com o botão direito do mouse sobre os ícones de programas que suportam o recurso, ocorre a exposição da funcionalidade específica do aplicativo em questãoIsso permite ao usuário iniciar e parar faixas no player de músicas Rhythmbox ou acessar seus bookmarks do gerenciador de arquivos, por exemplo. Outras melhorias no Unity incluem ícones redimensionáveis ​​no lançador além de muitos outros pequenos ajustes e correções de bugs. Outra novidade desta versão é que ao digitarmos a tecla "Super" surge uma lista que mostra todos os atalhos de teclado. 

Os usuários que preferirem utilizar outros ambientes gráficos podem instalar o GNOME 3.4.1, o KDE SC 4.8.2, o Xfce 4.8.1, além de outros Gerenciadores de Janelas diretamente dos repositórios do Ubuntu.


O HUD


Entre os novos recursos, aquele que os usuários irão primeiramente notar certamente será o HUD (head-up display).


Acima vemos o HUD sendo acionado a partir do firefox.


O HUD é uma caixa de busca combinada a um lançador de aplicativos que oferece funcionalidade similar ao GNOME Do ou o Spotlight do Mac OS X. Quando o usuário pressiona a tecla Alt, uma caixa de pesquisa aparece a partir do lançador do Unity apresentando diferentes ações, com base nas entradas a medida que o usuário vai teclando. Utilizando o recurso chamado de fuzzy matching, o sistema tenta apresentar diferentes opções com base no termo de pesquisa, aplicativos instalados, e as estatísticas do sistema com relação aos aplicativos e documentos recentemente utilizados. O objetivo é dar ao usuário o acesso aos comandos que ele mais usa com a menor quantidade de tecladas possível. O HUD é também um aplicativo inteligente, sendo assim ele modifica a apresentação das opções de acordo com os aplicativos que o usuário está utilizando.


Aplicativos Default



O Rhythmbox está de volta como player de música padrão no ubuntu 12.04 LTS.


A maior mudança em termos de software no Ubuntu 12.04 LTS refere-se ao player padrão de músicas. Depois de ser escolhido como o player de música padrão no Ubuntu 11.04, o Banshee foi novamente substituído pelo Rhythmbox. Os desenvolvedores do Ubuntu também removeram o aplicativo de anotações Tomboy da instalação padrão. A razão apresentada para essa mudanças é que ao remover o Tomboy e o Banshee os desenvolvedores puderam economizar espaço na imagem do CD para outros programas. Apesar do fato de que o Ubuntu One Music Store foi novamente integrado ao Rythmbox, o aplicativo em si carece de alguns dos últimos recursos disponíveis, em especial alguns importantes plugins.

Os usuários do serviço de backup na nuvem Ubuntu Oneda Canonical, encontrarão uma interface completamente redesenhada no Precise Pangolin. Um novo assistente de configuração instala o aplicativo sob demanda e, em seguida, orienta o usuário através do processo de inscrição no serviço. Uma vez instalado, o novo painel de controle do Ubuntu One permite que os usuários ajustem as configuraçõesgerenciem quais dispositivos estão conectados em sua conta, e selecionem as pastas que desejam sincronizar.

O Software Centre, que é a principal maneira pelo qual os usuários instalam aplicativos no Ubuntu, agora suporta pagamentos via PayPal para instalar aplicativos comerciais. Os usuários  também podem optar por receber recomendações personalizadas com base nos aplicativos que eles instalaram anteriormente. O instalador do Software Center agora também instala automaticamente os pacotes de idiomas correspondentes aos aplicativos, o que inclui traduçõesarquivos de ajuda e dicionários para verificação ortográfica.


Outras mudanças de software no Ubuntu 12.04 LTS incluem uma atualização para o LibreOffice 3.5.2, a inclusão do Remmina como o novo cliente desktop remoto padrão, além de muitas atualizações para os pacotes incluídos através dos repositórios do Ubuntu.


Resumo


Para uma versão com suporte de longo prazo, o Ubuntu 12.04 LTS inclui um grande número de mudanças, mesmo que ainda haja pouco que possa ser classificado como revolucionário. A maior novidade é, certamente, o novo HUD do Unity, porém ainda é necessário verificar quão útil ele será no dia-a-dia do usuário. O Unity ainda é um assunto controverso na comunidade Linux e entre um contingente considerável de usuários do Ubuntu. Apesar da melhora evidente em relação as versões anteriores, as mudanças oferecidas nesta nova distro ainda não são capazes de tornar o desktop da Canonical estável e rápido o suficiente de forma a ameaçar os concorrentes GNOME e KDE. 

Com os cinco anos de suporte na versão desktop, os usuários que procuram por uma opção de longo prazo baseado em Linux têm nesta última versão do Ubuntu uma das principais e melhores alternativas da atualidade. No entanto, ainda precisamos ver quão viável este desktop será em alguns anos. Se a velocidade de desenvolvimento do Unity não diminuir, o Ubuntu 12.04 LTS permanecerá como uma ótima opção até o final do seu período de suporte. De qualquer forma, o Precise Pangolin é uma atualização altamente indicada aos usuários de desktops. 

Mais detalhes sobre essa nova versão do Ubuntu podem ser encontrados neste link e na página de release notes do Ubuntu 12.04 LTS. Estão disponíveis para download imagens de versões para desktop e servidor, nas arquiteturas 32-bit e 64-bit. Para os usuários que preferem não utilizar o desktop Unity, há também o Kubuntu (que fornece uma alternativa baseada no KDE) , o  Xubuntu (baseado no Xfce), além do Lubuntu, para aqueles que prefiram o ambiente LXDE.  Além disso, o Ubuntu Studio e o Mythbuntu fornecem uma produção de mídia especializada, bem como um centro de mídia funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário