terça-feira, 3 de abril de 2012

Liberado o primeiro release candidate do Linux 3.4.







Duas semanas depois do lançamento do Linux 3.3, Linus Torvalds anunciou a disponibilidade do primeiro release candidate do Linux 3.4.

Entre as novas funcionalidades que serão integradas na nova versão do Linux, cuja liberação deve acontecer no final de maio, está o suporte kernel-side para ABI x32. Programas que são compilados para essa ABI podem usar registradores de 64 bits e caminhos de dados de processadores x86-64/x64, mas eles só funcionam com ponteiros de 32 bits, que são mais que suficientes para tarefas típicas e usam menos memória que os ponteiros de 64 bits.

O driver de armazenamento Hyper-V foi movido da plataforma branch para o subsistema SCSI. Com isso, os últimos drivers de virtualização da Microsoft deixaram a área para drivers que ainda não atendem aos requerimentos de qualidade do kernel. A Microsoft liberou os drivers em julho de 2009, mas inicialmente fez pouco para melhorar o código, o que acabou fazendo posteriormente.

Além disso, os hackers do kernel integraram os novos drivers gráficos da AMD e da NVIDIA dentro do branch principal de desenvolvimento do Linux. Alguns dias depois, um dos desenvolvedores da Nouveau liberou mudanças para os drivers da Nouveau no Mesa 3D e no X.org que, junto com as melhorias do kernel-side, habilitaram aceleração 2D e Xvno cartão gráfico GeForce. O desenvolvedor disse que suporte para 3D será adicionado em breve. 

Outro pacote integrado na versão 3.4 do Linux é voltado para corrigir um problema que faz com que o driver Intel corrompa algumas áreas de memória depois de acordar da hibernação (Software Suspend/ACPI S4). Essa modificação também foi integrada às seguintes versões do kernel: 3.0.27, 3.2.14 e 3.3.1. 


Fonte:
http://www.h-online.com/open


Nenhum comentário:

Postar um comentário