quinta-feira, 19 de abril de 2012

Linus Torvalds está entre os finalistas do 2012 Millennium Technology Prize.



Torvalds foi indicado por seu trabalho sobre o kernel Linux enquanto o
outro candidato pré-selecionado, Shinya Yamanaka, trabalhou com células-tronco.



A Academia de Tecnologia da Finlândia indicou Linus Torvalds como finalista para o seu prêmio, "2012 Millennium Technology Prize", no valor de mais de US$ 1,3 milhões.

Há um outro candidato nomeado para o prêmio deste ano, o pesquisador japonês de células-tronco, Shinya Yamanaka.

O prêmio, concedido a cada dois anos, já havia homenageado outros grandes contribuidores para o campo da tecnologia da informação.

Em 2004 Tim Berners-Lee venceu o primeiro Millennium Technology Prize por sua criação, a World Wide Web.

O vencedor de 2006 foi Shuji Nakamura pela invenção de novas fontes de luz.

A Biotecnologia levou a honra de chegar ao topo em 2008 com Robert Langer, que recebeu o prémio pelo desenvolvimento de materiais para a liberação controlada de drogas e regeneração de tecidos. Entre os finalistas estava Andrew Viterbi, um co-fundador da Qualcomm e inventor de um algoritmo para decodificação de dados enviados através de links de comunicação ruidosos.

O prêmio principal em 2010 foi para Michael Grätzel, por sua criação de células solares sensibilizadas por corante, que agora levam seu nome. Os finalistas foram Steve Furber, principal designer dos microprocessadores RISC de 32-bit, e Richard Friend, inventor do diodo emissor de luz orgânica (OLED), agora usado em telas de telefones celulares e televisores.

A nomeação de Torvalds para o prêmio de 2012 é um reconhecimento pela sua grande criação, o kernel Linux. A academia disse que seu trabalho tem tido um grande impacto no desenvolvimento de software compartilhado, networking e na abertura da web.

Yamanaka descobriu uma nova forma de desenvolver células-tronco pluripotentes induzidas (células que podem se transformar em muitos tipos diferentes de tecido), permitindo que os pesquisadores médicos prossigam o seu trabalho sem o uso de células-tronco embrionárias. A utilização de células-tronco de embriões enfrenta desafios éticos em alguns países, e a fundação destacou Yamanaka por seu trabalho sobre essa nova metodologia, considerada eticamente sustentável.

Academia de Tecnologia da Finlândia vai anunciar o vencedor final do Millennium Technology Prize 2012 numa cerimónia em Helsinque, em 13 de junho. A fundação, uma parceria do Estado finlandês com a indústria finlandesa, visa promover a pesquisa e inovação que melhora a qualidade de vida e reduz o medo da mudança tecnológica.  


Fonte:

http://www.computerworld.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário