segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nvidia diz que Smartphones vão ter o mesmo desempenho dos consoles em 2014.





Os dispositivos móveis devem chegar ao mesmo nível de desempenho
gráfico do Xbox 360 até 2014, se não ainda mais cedo.



Na quinta-feira a Nvidia lançou um slide mostrando a progressão do desempenho das GPUs nos consoles, PCs e dispositivos móveis no período de 2001 a 2014. Como a empresa nos mostrou no ano passado, os consoles criaram uma espécie de "Z" na tabela, subindo um nível depois de lançar uma nova versão com melhor hardware, mas mantendo esse nível de forma constante por vários anos. Eles podem até superar os PCs na questão gráfica, graças a um projeto integrado, mas isso só ocorre por um período curto de tempo, ao contrário do que ocorre com os PCs, onde o desempenho do hardware sobe de forma constante.

O que realmente impressiona é o aumento acentuado no desempenho das GPU do setor móvel. De acordo com o gráfico da Nvidia, os dispositivos começaram a mostrar um aumento real entre 2008 e 2009, mas a subida mais intensa é a que tem ocorrido desde 2010 até agora. O mais interessante é que o gráfico da Nvidia mostra as GPU dos portáteis com desempenho superior ao apresentado pelo Xbox 360 e PlayStation 3, já a partir de 2013. Isso é extremamente relevante, uma vez que os smartphones não eram considerados com produtos capazes de concorrer nesta área, até o momento em que a Apple lançou o iPhone em 2007.

Atualmente os smartphones estão numa espécie de "era de ouro", espelhando o que ocorreu de forma semelhante nos anos 1990, quando as GPUs começaram a se infiltrar no setor de PCs. Desenvolvedores como a id Software e a Epic Games buscavam espremer cada gota de desempenho que o hardware poderia fornecer, forçando os fabricantes a implementar novos recursos para a próxima geração. É exatamente isso que estamos vendo ocorrer novamente no setor de portáteis, e é absolutamente fascinante observar esta tecnologia amadurecer tão rapidamente. 

Naturalmente, esse gráfico da Nvidia vai mudar quando a Sony, Microsoft e Nintendo lançarem a sua próxima geração de produtos. No entanto, com base no aumento acentuado no desempenho do setor móvel, muito provavelmente haverá uma fusão entre os consoles e portáteis. Hoje, já há chips móveis que apresentam desempenho gráfico equivalente ou mesmo superior aos do Nintendo 3DS e Sony PlayStation Vita.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário