terça-feira, 3 de abril de 2012

Torres de painéis solares 3D são 20 vezes mais eficientes do que os painéis tradicionais.




Pesquisadores do MIT criaram torres de painéis solares
verticais no formato de um acordeão aberto.



Ao longo dos anos a busca de uma fonte de energia confiável, renovável e acima de tudo barata, percorreu um longo caminho com o desenvolvimento da tecnologia de painéis solares. No entanto, um dos problemas enfrentados é a eficiência desses painéis e sua capacidade de gerar uma boa quantidade de energia durante as condições meteorológicas menos favoráveis. Pesquisas realizadas no MIT deram um salto na resolução deste problema com o desenvolvimento de células fotovoltaicas tridimensionais.

Os resultados obtidos pela equipe de pesquisa, os quais podem ser encontrados na revista Energy and Environmental Sciencemostram que essas torres em formato de acordeão, feitas de cubos de painéis solares, têm uma produção energética até 20 vezes maior do que a dos painéis solares planos convencionais. O grande ganho de capacidade é possível graças a uma coleta eficiente de energia solar durante as horas menos favoráveis ​​do dia. 

Apesar dessas torres serem muito mais eficientes do que os tradicionais painéis planos, os custos associados não são tão amigáveis. Com futuras melhorias no processo de fabricação, as quais virão com o amadurecimento da tecnologia, poderemos ser capazes de ver tomadas residenciais e comerciais equipadas com estas eficientes torres solares.



Fonte:http://www.tomsguide.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário