quarta-feira, 6 de junho de 2012

Chegada dos processadores ARM de 20nm deve acontecer em 2013.




A corrida na fabricação de chips está se acirrando e a Intel pode vir a enfrentar mais pressão em breve.



Simon Segars, gerente geral da divisão física e de processadores da ARM, disse que SoCs ARM baseados na arquitetura de 20nm poderiam começar a aparecer em alguns smartphones no  final de 2013. Dado o fato de ainda há poucos dispositivos utilizando a arquitetura de 28nm, esta mudança para a arquitetura de 20nm dentro de 12 a 18 meses é, de certa forma, surpreendente.

A Intel está investindo pesado na sua tecnologia de produção para competir com os fabricantes de chips ARM. Os atuais chips Medfield de 32nm vão passar a ser produzidos na arquitetura de 22nm no próximo ano. Além disso já está prevista uma outra mudança, com o início da produção de SoCs de 14nm em 2014, de acordo com roteiro atual da empresa.

"Toda a indústria está focada em mudar para a próxima geração tão logo se torne economicamente e tecnologimanete viável", disse à imprensa o Sr. Segars na Computex, em Taipei. Não há mais informações que apoiem esta previsão, mas é senso comum no mercado esperar algo do tipo, dada a enorme exposição dos ARM na Computex deste ano junto ao Windows RT, que chegará em conjunto a uma nova série de notebooks. Com o crescimento da produção e dos investimentos na arquitetura, as previsões de lançamento para 2013 podem, de fato, via a se concretizar.

A receita da ARM nos dois primeiros trimestre do ano fiscal foi de 294,9 milhões dólares, mas a empresa disse que mais de 1,9 bilhão de processadores baseados em seus projetos foram despachados globalmente durante este período.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário