segunda-feira, 25 de junho de 2012

França fecha contratação de tecnologia open source no valor de € 2 milhões.



O departamento de TI do governo francês concedeu um contrato no valor de € 2 milhões para apoiar 350 diferentes ferramentas de código aberto em quinze ministérios diferentes. O contrato  com duração de três a quatro anos, oficialmente proposto no ano passado, foi concedido as empresas de consultoria Alter Way, Capgemini e a especialista em Java, Zenika. 

Os softwares e tecnologias envolvidos incluem várias distribuições Linux, como o Ubuntu, Debian e CentOS, além de programas incluindo o Firefox, OpenOffice, LibreOffice, OpenERP, Nagios e Drupal. Linguagens de programação como PHP e Python também estão dentro de seu escopo. 

O departamento de TI do governo está também exigindo das empresas o forneçimento das melhorias feitas no código-fonte aberto que estão apoiando para as respectivas comunidades envolvidas. Por falar em contrato, o atual cobre apenas correções de bugs e manutenção das instalações existentes. O desenvolvimento de novos recursos serão cobertos em um novo concurso que ainda não foi publicado. Não está participando deste contrato o Ministério francês da Economia, Finanças e Indústria, que concedeu o seu próprio contrato de suporte open source. 

Oito anos atrás um contrato semelhante havia fracassado, resultando em "soluções bastante caras de software proprietário" sendo utilizadas em todo o governo francês, de acordo com o site de notícias LeMagIT. Portanto, além de economia de custos, a adoção sustentável e cada vez maior de ferramentas open source é uma prioridade atual na França. 


Fonte:
http://www.h-online.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário