terça-feira, 5 de junho de 2012

Nvidia lança a GPU GTX 680M, direcionada aos dispositivos móveis.




As GPUs Kepler da NVidia chegam aos dispositivos móveis, oferecendo 
tecnologia gráfica de ponta num produto de baixo consumo de energia.




Chips gráficos móveis high-end têm de lutar em duas frentes: desempenho e potência. No quesito desempenho, elas nunca se aproximam muito das GPUs high-end presentes nos desktops. Já no quesito consumo de energia, sua utilização em dispositivos móveis em geral resulta em curta duração da bateria e sistemas superaquecidos.

A solução da Nvidia para estes problemas é a GTX 680M. Tal como aconteceu com as GPUs móveis anteriores, a GTX 680M não oferece especificações semelhantes a da versão desktop, mas chega perto. É semelhante em arquitetura à GPU de desktop GTX 670, que oferece 1.344 cores gráficos e 256-bit de memory bus. O clock do dispositivo varia de acordo com o projeto do sistema, mas a freqüência mais alta observada pela empresa foi de 720MHz, inferior aos 915MHz de sua "prima" presente nos desktop. Quanto a largura de banda de memória, vemos que é consideravelmente menor, 115GB/sec, contra os 192GB/sec da versão desktop, a GTX 670.

A GTX 680M suporta todos os recursos das placas Kepler para desktop, incluindo TXAA (um algoritmo anti-aliasing temporal), vsync e DirectX 11. Além disso a GTX 680M também suportará a tecnologia Optimus, a qual permite ao sistema utilizar a placa gráfica integrada HD 4000 da Intel nas atividades que necessitem de baixa exigência gráfica, disparando o chip Kepler para jogos e outras atividades gráficas de alto desempenho.

Você não vai encontrar a 680M GTX em qualquer Ultrabook. Estas placas gráficas são destinadas a sistemas de substituição de desktops, como o Alienware M17x, o GT70 da MSI e o P170EM da Clevo. Estes são sistemas mais pesados do que os ultrabooks tradicionais, porém apresentam um desempenho quase idêntico ao dos desktops em jogos. Em geral, estes sistemas virão com 2 GB de memória GDDR5 (o chip pode suportar até 4 GB de buffer de vídeo). Alguns sistemas, como o M18x da Alienware, podem vir com uma GPU dupla configurada em modo SLI. 

Outro ponto a se destacar é o esforço da Nvidia em empregar a tecnologia de estereoscópico 3D, com suporte a Blu-ray 3D, Youtube 3D e outros sites com suporte a esse tipo de tecnologia. 

A série de GPUs Kepler atualmente é composta pela GeForce GTX 680M, GTX 660M, GT 650M, GT 640M e GT 635M. No entanto, há uma grande diferença entre GTX 680M (com seus 1344 cores) e a GTX 660M (e seus 384 cores). A empresa não divulgou quando ou se vai lançar uma GPU móvel com uma quantidade de cores sutuada entre esses dois extremos.  


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário