quarta-feira, 4 de julho de 2012

Parlamento europeu rejeita o ACTA.



Site de compartilhamento de arquivos afirmou que este é "um ótimo dia para internet". Acordo foi rejeitado hoje (4) pela UE por 478 votos a 39.



Após o parlamento europeu decidir o Acordo Comercial de Combate à Falsificação (ACTA, em inglês), o site de compartilhamento de arquivos PirateBay comemorou a decisão na página inicial do serviço, trocando o famoso navio que estampa o topo do site por uma imagem com os dizeres “Hello Democracy, Goodbye ACTA, (Olá Democracia, Adeus ACTA, em tradução livre).
O site também fez uma postagem em seu blog oficial, apontando que “muitas pessoas lutaram por muito tempo” e que estão contentes que o acordo foi rejeitado pelo parlamento europeu. “Este é um ótimo dia para a Internet, mas a luta não acabou”, escreveu o PirateBay. Em seguida, o site pediu para que as pessoas deem suporte a movimentos sociais de liberdade, e que esses devem “receber amor e fundos para lutar ainda mais”. 
Ao clicar na imagem, o usuário é redirecionado para uma reportagem do site TorrentFreak, que comenta sobre a decisão anunciada hoje (4). No texto, há também imagens dos parlamentares europeus segurando cartazes com os mesmos dizeres encontrados na página inicial do site do PirateBay, após vencerem a votação por 478 a 39.
O ACTA, acordo anti-pirataria que tinha como objetivo reforçar os direitos à propriedade intelectual,  foi assinado pela Comissão Europeia e 22 Estados da UE em janeiro deste ano, contudo, devido ao grande números de protestos populares na Europa, muito países recuaram de sua decisão de assinar. O ponto mais polêmico era o capítulo digital, que, de acordo com os protestantes, abria portas para que os países pressionem as empresas provedoras de Internet para vigiar seus próprios consumidores. 
O documento internacional ainda pode ser aprovado internacionalmente, porém isso só será possível  se for ratificado por seis dos 11 signatários (UE, Austrália, Canadá, Japão, Coreia do Sul, México, Marrocos, Nova Zelândia, Singapura, Suíça e os EUA). No entanto, o México já rejeitou o acordo e Austrália e Suíça devem seguir o mesmo caminho. Até mesmo o Japão, país onde foi assinado o documento, está pensando e recuar. A votação desta quarta-feira deve reforçar ainda mais a desistência da UE a respeito do ACTA.     

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário