quarta-feira, 5 de setembro de 2012

openSUSE 12.2 chega com Kernel Linux 3.4 e GRUB 2.0






Após um atraso de dois meses, o projeto openSUSE liberou a versão 12.2 de sua distribuição Linux. Esta nova versão da distro é baseada no kernel Linux 3.4 e oferece aos usuários a opção de escolher o desktop GNOME 3.4.2 ou o KDE 4.8.4. Como ocorre no openSUSE 12.1, o KDE é selecionado por padrão.

Graças às melhorias no kernel e uma atualização para a versão 44 do systemd, os desenvolvedores do openSUSE disseram que a distro agora inicializa e roda os aplicativos mais rápido do que antes. Além disso, o uso do glibc 2.15 melhora o desempenho de muitas funções, especialmente em sistemas de 64 bits. Outros destaques são a atualização do gerenciador de boot GRUB para a versão 2.00 e a inclusão de um processo de inicialização baseado no Plymouth. 

Já entre os novos pacotes da distro temos o LibreOffice 3.5, GIMP 2.8, a versão 2.4 do aplicativo de edição de imagem Krita, Inkscape 0.48.3.1, Amarok 2.5, GCC 4.7.1, X.org 1,12, Qt 4.8.1 e o Firefox 14.0.1 (os desenvolvedores disseram que o navegador será atualizado para a versão 15, quando executada pela primeira vez a atualização on-line). Os navegadores Chromium e Rekonq, o programa de editoração Scribus e o leitor de música Tomahawk estão entre os outros aplicativos incluídos.

Apesar do KDE 4.9 estar disponível desde o início de agosto, os desenvolvedores afirmaram ter optado por ficar com a versão 4.8 devido a preocupações com a estabilidadeNo entanto, aqueles que queiram atualizar para o KDE 4.9 podem adicioná-lo à sua lista de repositórios e atualizar usando o openSUSE Build Service. Alternativamente, os usuários podem selecionar os desktops leves Xfce 4.10 ou o LXDE, os quais também receberam melhorias. Jos Poortvliet, gerente da comunidade openSUSE para o SUSE, mostra a versão do KDE em um pequeno vídeo: 






Outras informações sobre a nova versão, incluindo uma lista completa de mudanças, podem ser encontradas na página openSUSE 12.2 Features page e nas notas de lançamento. O openSUSE 12.2 está disponível para download nas arquiteturas 32-bit e 64-bit. 


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário