quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Intel possui um chip com 48 núcleos para Smartphones e Tablets.



A Intel vem desenvolvendo um protótipo de 
processador com 48-cores para smartphones. 



A companhia aparentemente já possui um chip com 48-cores funcionando em seus laboratórios em Barcelona, na ​​Espanha.  Atualmente, os processadores para smartphones da Intel trabalham com um único núcleo, e até mesmo os rivais ARM funcionam com míseros quatro núcleos. Um chip de 48 núcleos como esse poderia ampliar enormemente a capacidade de processamento de um smartphone. 

Um cientista dos laboratórios da Intel disse a Computerworld que um processador deste tipo poderia, por exemplo, criptografar um e-mail e ao mesmo tempo trabalhar em outros aplicativos que exijam muita energia. Ou, num ambiente dinâmico, alguns núcleos poderiam estar funcionando em velocidades de clock mais altas para proporcionar alto desempenho, enquanto outros núcleos poderiam estar realizando tarefas básicas a velocidades de clock muito mais baixas,  permitindo, assim, a utilização de  técnicas de economia de energia muito mais eficientes.  

O pesquisador prevê um período de 10 anos para a introdução no mercado de um processador deste tipo. Entretanto, o sr. Justin Rattner, CTO da Intel, está mais otimista, prevendo um tempo ainda menor. Rattner disse a Computerworld que isto poderia ocorrer "muito antes". Segundo o executivo, técnicas como reconhecimento de fala e realidade aumentada vão ampliar a necessidade por mais poder computacional.   


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário