domingo, 9 de dezembro de 2012

Cinco de cada seis desenvolvedores utilizam ferramentas de software de código aberto como parte de seus projetos.



A "explosão" de projetos open source em  áreas como HTML, mobile, cloud e big data dentro dos ambientes Android, jQuery, PhoneGap, Sencha, Hadoop e Cordova estão criando um novo modelo e uma "Era de Ouro" no desenvolvimento de aplicativos, afirmou a Forrester Research.



O grande  número de tecnologias e projetos de código aberto está criando um novo paradigma de desenvolvimento de aplicativos na era dos dispositivos móveis, cloud e big data.  

O grande número de tecnologias e projetos de código aberto está criando un novo paradigma de desenvolvimento de aplicativos na era dos dispositivos móveis, cloud e big data.

Porém, o Android não é a única fonte de inovação deste novo mercado. jQuery, PhoneGap, Hadoop, Sencha, Apache Cordova, dojo, Ehcache, Riak, Munin e OpenStack estão entre as principais tecnologias de código aberto que lideram uma nova onda de inovação no mercado consumidor e empresarial, de acordo com a Forrester Research.   

Em um webcast com a Black Duck Software, o analista Jeffrey Hammond disse que cinco de cada seis desenvolvedores estão usando atualmente ou já utilizaram ferramentas de software de código aberto como parte de seus projetos.  

Essa pesquisa foi realizada com os leitores do Dr. Dobbs, muitos dos quais se identificam como sendo desenvolvedores .NET, C, C++ e Java mais tradicionais, disse Hammond. Apenas 16 por cento dos 481 desenvolvedores pesquisados no terceiro trimestre de 2012 dizem que não têm usado ferramentas de código aberto.   

Nos últimos dois anos o número de projetos de código aberto atingiu a marca de 725 mil em 2012, o que demonstra um crescimento acentuado comparados aos 100 mil projetos registrados em 2006.  

Grande parte desse desenvolvimento está ocorrendo em HTML, no mercado de dispositivos móveis, nuvem e big data. Outros importantes projetos de código aberto como o LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP / Perl), Nginx e MongoDB também foram citados como ferramentas frequentemente utilizadas por clientes corporativos, disse Hammond.

Ele também afirmou que o custo atual de inovação em software é de apenas 10 por cento do custo de 10 anos atrás, o que também está impulsionando está mudança.  

É uma Era de ouro a partir da perspectiva do desenvolvimento de software", disse Hammond, ressaltando, no entanto, que esses diferentes modelos de desenvolvimento exigem novos processos e ferramentas. "É um momento divertido, mas também é um momento desafiador."

Hammond disse que a mudança é tão grande se não maior do que a mudança dos mainframes e minicomputadores para a era cliente/servidor.     


Fonte:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário