terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lançada versão do LibreOffice compatível com o Raspberry Pi.



A suíte de escritório grátis LibreOffice está agora disponível para o 
mini-computador desenvolvido pela fundação Raspberry Pi.



As fundações Raspberry Pi  e The Document anunciaram que uma versão completa do LibreOffice está disponível para o Raspberry Pi, o mini-computador do tamanho de um cartão de crédito criado com a intenção de estimular o ensino de informática básica nas escolas.  

Como já comentamos em outros artigos, o Raspberry Pi é um mini PC capaz de ligar-se a uma TV e um teclado, podendo ser usado para muitas tarefas importantes tais como planilhas, processamento de texto e jogos. 

"A disponibilidade do LibreOffice no Raspberry Pi é extremamente importante para a The Document Foundation, porque vai contribuir para o crescimento do conhecimento da marca em segmentos chave do mercado ", comenta Bjoern Michaelsen, desenvolvedor da Canonical e membro suplente do Conselho de Administração da The Document Foundation.

O LibreOffice é o primeiro aplicativo de escritório que pode ser executado num min-PC de 40 dólares sem apresentar qualquer prejuízo em suas características ou performance. Este pacote foi portado para a arquitetura ARM por vários colaboradores da Canonical, Debian e RedHat, sendo posteriormente empacotado para o Raspberry Pi por Rene Engelhard, como parte de seu trabalho como mantenedor do Debian para o LibreOffice.

"Estou muito impressionado pois a equipe do LibreOffice não teve que fazer qualquer alteração no código para que ele pudesse compilar e executar facilmente no Raspberry Pi", disse Eben Upton, da Raspberry Pi Foundation. 

"Também é muito bom ter uma suíte de escritório completa disponível no lançamento da Pi Store, tornando as pessoas mais conscientes do potencial deste dispositivo," ele continuou. 

O LibreOffice para o Raspbery Pi pode ser baixado na official Pi Store. Os usuários também podem encontrar várias instruções de instalação do aplicativo por lá.    


Fonte
http://news.softpedia.com/news

Nenhum comentário:

Postar um comentário