segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Liberada a versão final do desktop Linux Enlightenment 0.17 (E17).






Após 12 anos de desenvolvimento, o projeto Enlightenment lançou a primeira versão oficial de seu desktop, o Enlightenment 0.17 (E17). Este ambiente de trabalho destina-se a sistemas Linux, mas o seu gerenciador de janelas e muitas de suas aplicações também são projetadas para derivados do BSD, Solaris e Mac OS X. 

Ao invés de ser baseado em GTK+ ou Qt, como os desktops Linux GNOME e KDE, O Enlightenment 0.17, codinome "Zero", usa as bibliotecas Enlightenment Foundation (EFL). Essas bibliotecas, utilizadas na criação de componentes da interface gráfica, foram desenvolvidas pelo projeto Enlightenment e também são usadas no Tizen, sucessor do MeeGo e do LiMo. Paralelamente ao lançamento do E17, o projeto Enlightenment também lançou a versão 1.7.4 da EFL para corrigir uma série de bugs. 

O E17, versão totalmente revisada de seu antecessor, o E16, inclui componentes como um painel com uma área de mensagens do sistema e um gerenciador de janelas que suporta desktops virtuais. A interface de usuário oferece uma infinidade de efeitos de composição como sombras, animações e desvanecimento, mas não requer nenhum driver de vídeo com aceleração 3D para que estes recursos funcionem. 

Os desenvolvedores do Enlightenment trabalharam no E17 por anos sem nunca liberar nada além de versões de desenvolvimento. No entanto, a interface foi já possuía um nível razoável de maturidade, sendo utilizada em certas ocasiões. O Yellow Dog Linux, por exemplo, utilizou o E17 como desktop padrão na sua distribuição para a primeira geração do console de jogos Playstation 3 (PS3). Este desktop é também utilizado em algumas distribuições atuais, sendo a mais conhecida delas a derivada do Ubuntu Bodhi 2.0.  

O código fonte BSD licenciado do E17 está disponível para download na homepage do projeto. A página de download oferece links para outras distribuições e repositórios de pacotes, bem como instruções para instalar o desktop no Ubuntu, openSUSE e outras distribuições.    


Instalação:

Usuários do Linux Mint, Ubuntu e derivados podem fazer a instalação do desktop através de uma ppa, seguindo os procedimentos descritos no link abaixo: 
https://launchpad.net/~hannes-janetzek/+archive/enlightenment-svn



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário