sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Vazam especificações do novo chip Tegra 4.




Vazam especificações do Tegra 4: chip quad-core Cortex-A15 (28nm), 
GPU com 72 cores e resolução máxima 4K.



Vazaram detalhes do próximo SoC da Nvidia, o Tegra 4, que deverá chegar ao mercado início do ano que vem. Se este vazamento for realmente confiável, o Tegra 4 (codinome Wayne) será um chip quad-core Cortex-A15 (também terá um quinto core de baixo consumo) com uma GPU de 72 cores, sendo seis vezes mais potente do que o Tegra 3.

Temos que salientar que esse vazamento pode não ser real, embora se encaixe perfeitamente com as especificações previstas. A mudança do Cortex-A9 para o A15 vai fazer com que o Tegra 4 fique em par de igualdade com o Snapdragon S4 e Exynos 5. O salto para a nova GPU de 72 núcleos (a do Tegra 3 tem 12) pode parecer imenso, mas é importante notar que o desempenho gráfico do Tegra 3 é relativamente ruim em comparação aos SoCs A5X e A6 da Apple. Uma fato estranho é que a arquitetura subjacente da GPU não está listada no diagrama que foi vazado.

Indo a fundo na CPU, o vazamento diz que o Tegra 4 possui um processador "4-mais-1 Quad Core Eagle", ou seja, um processador quad-core com mais um quinto core extra, o qual é ativado quando o sistema está rodando atividades que exigem pouco poder de fogo. O termo Eagle (águia, em portugês) era o codinome do Cortex-A15. Ainda não está claro se o quinto núcleo será um Cortex-A15, ou um outro um pouco menos potente, como o Cortex-A7. O SoC em si vai ser fabricado em 28nm, processo que se equipara ao utilizado no Snapdragonno Exynos e no A6.

Por fim, as especificações que vazaram informam que o Tegra 4 será capaz de rodar vídeos 1080p a 120Hz, alem de poder codificar e decodificar vídeos de até 2560 × 1440 pixels (1440p), com uma resolução máxima de 3820 × 2160 pixels (4K). também suporte a HDMI (com HDCP) e USB 3.0. Curiosamente, não há nenhuma menção de que ele terá LTE integrado. Não ter informações sobre a utilização de LTE ou sobre a arquitetura da GPU que virá integrada, nos faz ficar com um pé atrás em relação a veracidade deste slide. De qualquer forma, iremos descobrir quais são as verdadeiras especificações do novo Tegra 4 na próxima CES, que irá ocorrer em janeiro de 2013.  


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário