domingo, 13 de janeiro de 2013

Liberado o Firefox 19 Beta para desktops e Android.






A Mozilla lançou a versão beta do Firefox 19 para desktops e Android. A versão desktop habilita o PDF.js, um visualizador de PDF embutido baseado em JavaScript, o qual traz integração nativa do formato para o navegador e elimina a necessidade de plugins. Já o Firefox para Android beta recebeu suporte adicional para a arquitetura ARMv6, incluindo telefones da LG, HTC e ZTE, e agora também suporta temas. 

O PDF.js viewer permite aos usuários visualizar arquivos PDF no Firefox sem a necessidade de um plugin de terceiros. O recurso já estava em desenvolvimento desde 2011 e versões anteriores do recurso já estavam disponíveis em versões anteriores do Firefox, embora desativadas por padrão. Os arquivos PDF abertos no novo visualizador preenchem por inteiro a página do browser. Esta nova ferramenta também pode mostrar miniaturas das páginas em uma barra lateral e oferece controles para aumentar o zoom, além de salvar e imprimir os arquivos PDF. 

A nova versão do Firefox para desktops acrescenta um Web Console remoto experimental para os desenvolvedores, o qual pode conectar-se com o Firefox para Android e aplicativos da web do Firefox OS,   interagindo com eles. 

Já a versão Android do Firefox obteve suporte a temas, o que significa que os usuários agora podem personalizar seu navegador móvel selecionando imagens do diretório de temas da Mozilla. O Firefox para Android também tem o seu próprio Search Widget Google-powered, ferramenta de buscas onde os usuários podem pesquisar na web com o Google. O widget pode ser adicionado arrastando o "Firefox" widget para uma das telas iniciais. 

Com a adição de suporte a arquitetura ARMv6 no Firefox para Android, o navegador agora também funciona no celulares LG Optimus One, T-Mobile myTouch 3G Slide, HTC Wildfire S e ZTE R750 ZTE. O requisito mínimo de CPU para o navegador foi reduzida para o clock de 600MHz. Este esforço da companhia em melhorar o desempenho em telefones de recursos limitados é importante para a Mozilla, uma vez que a empresa trabalha para fazer o seu Firefox OS rodar em dispositivos móveis de baixo custo no futuro. 

Mais detalhes sobre as mudanças presentes na versão beta do Firefox 19 estão disponíveis nas notas de lançamento para as versões desktop e mobile. O Firefox Beta 19 está disponível para usuários de desktop que utilizam o Windows, Mac OS X e Linux a partir do Firefox Beta channel. Por fim, ressaltamos que o Firefox Beta 19 para Android pode ser baixado na Google Play Store, podendo, portanto, ser executado junto com a versão estável do navegador.    


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário