terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Linux Mint 15 "Olivia" terá seu próprio Centro de Controle.






O Linux Mint 15, codinome "Olivia" (próxima versão da distro que deverá ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano), terá a sua própria ferramenta de Centro de Controle na interface de usuário Cinnamon. 

Segundo a equipe de desenvolvimento da distro, isto irá fornecer uma melhor integração e uma melhor experiência de uso para o usuário, pois todas as suas definições estarão num único lugar:






Um novo protetor de tela também está previsto, sendo totalmente integrado com Cinnamon e o MDM. Você pode alternar os usuários (como você faz com o screensaver do GNOME) também pode configurar uma mensagem de ausência para que as pessoas vejam enquanto você estiver longe do PC.






Abaixo segue um exemplo de imagem desta nova mensagem de ausência:




Este é um recurso muito simples, sendo projetado principalmente para empresas e o mercado corporativo (onde os funcionários podem estar procurando uns aos outros).

Obviamente, ele também é configurável. Você pode desligá-lo completamente bem como definir um padrão de mensagem de ausência, a qual aparece na tela quando o computador bloqueia-se automaticamente ou quando você não digitar nenhuma mensagem.
 
Ressaltamos que a artwork e o layout do screensaver indicados acima ainda não são as versões finais a serem adotadas, mas apenas um modelo de exibição. 

O objetivo desses dois projetos (conhecidos no github como "cinnamon-screensaver" e "cinnamon-control-center") no âmbito do Cinnamon 1.8 e Linux Mint 15 é substituir componentes do GNOME que já não se encaixam bem dentro deste desktop, de forma a proporcionar um ambiente de trabalho mais coerente e melhorar o seu nível de integração. O protetor de tela, por exemplo, não é atualmente um "screensaver", uma vez que tudo que faz é bloquear o ecrã.  

Os desenvolvedores também disseram que estes projetos continuarão sendo desenvolvidos no Cinnamon 2.0 e no Linux Mint 16 onde inclusive deverão ganhar novos recursos

Por fim, também foi dito que está sendo estudada a possibilidade de tornar a ferramenta Cinnamon sSreensaver compatível com outros screensavers escritos em HTML5.  


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário