quinta-feira, 7 de março de 2013

X.org lança o X Server 1.14








Melhorias no desempenho de renderização de software bem como correções para dispositivos sensíveis ao toque e sistemas gráficos híbridos, estas são algumas das novidades presentes no X.org, o qual acabou de lançar o X Server 1.14. O novo X Server também inclui modificações que afetam as chamadas "pointer barriers"

O GNOME 3.8 usará essas "barreiras" para estabelecer a partir de que distância e em que velocidade um usuário mudou o ponteiro do mouse para a borda inferior da tela. Se os valores forem grandes o GNOME irá exibir um painel de notificação imediatamente, ao invés de aguardar um pouco.   

Como vários outros lançamentos recentes, a nova versão do X Server inclui uma ABI (Application Binary Interface) modificada, o que significa que os drivers devem ser recompilados para se adequar à ela. Os drivers gráficos proprietários da NVIDIA já podem lidar com esta nova ABI, porém os drivers da AMD ainda são incapazes de fazê-lo. Provavelmente, esta é uma das razões que levaram aos desenvolvedores do Ubuntu 13.04 a não utilizarem este novo X Server. No Fedora, entretanto, o novo X Server está sendo integrado ao ramo de desenvolvimento e deverá ser utilizado na versão 19 desta distribuição Linux.   


Fonte:
http://www.h-online.com/open/news

Nenhum comentário:

Postar um comentário